Apresentação
O Grupo de Pesquisas Observatório de Práticas Curriculares (OPC) está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Ciências Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Este grupo visa problematizar as práticas curriculares na Educação Básica, sobretudo, àquelas relacionadas aos campos do Currículo, Didática e Tecnologias. Tem por objetivo geral investigar as práticas curriculares em escolas públicas do estado de Santa Catarina, atentando, sobretudo, para elementos didático-pedagógicos que revelam sua relação com possíveis inovações, alterações e/ou transformações dos processos de ensino e de aprendizagem, de modo a fomentar a pesquisa, reflexão e produção de conhecimento no Campo do Currículo e suas interfaces com as Tecnologias. Este grupo tem como interesses de pesquisa discussões em torno do cruzamento das seguintes temáticas numa perspectiva crítico-dialética: Educação, Currículo, Avaliação, Formação de Professores, Formação Humana, Tecnologias Digitais, Plataformização da Educação. O grupo tem como fundamento para suas pesquisas os pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, a qual é subsidiada pelo Materialismo Histórico Dialético e Psicologia Histórico-Cultural.