Currículo, Tecnologias e Pedagogia Histórico-Crítica
CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: MAPEAMENTO DE ESTUDOS SOBRE A APROPRIAÇÃO (A)CRÍTICA DAS TDIC E SEUS IMPACTOS PARA O CURRÍCULO ESCOLAR
COORDENADOR: Prof. Dr. Alaim Souza Neto
EQUIPE:
Mestrandos
Adriano Salvi
Caroline da Rosa Meggiato
Tânia Maurícia Willamil Silva
Doutorandos
Rafael dos Santos
Raquel Pinheiro Matiola
Egressos
Fabrícia Cristiane Guckert de Oliveira
APRESENTAÇÃO
Projeto de pesquisa apresentado ao Colegiado do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da UFSC Florianópolis e fará parte das ações do Grupo de Pesquisa “Observatório de Práticas Curriculares (OPC)”, que está registrado junto ao CNPq. Seu objeto de pesquisa está situado em torno da integração de tecnologias digitais ao currículo escolar na perspectiva educativa da Pedagogia Histórico-Crítica. investigação tratará do cruzamento dos campos do Currículo, Tecnologias digitais e Pedagogia Histórico-Crítica.
Destaca-se como relevância do projeto a ideia de não apenas analisar o contexto de integração de tecnologias digitais ao currículo escolar, mas, sobretudo, de fazê-lo à luz de novos elementos de reflexão teórica localizados na perspectiva histórico-crítica e ainda carentes de estudos no Brasil.
O projeto de pesquisa é relevante para consolidar discussões de uma rede de estudos e investigações que perpassam o Grupo de Pesquisa OPC, bem como a pretensão de abrir um diálogo inter/intrainstitucional com programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE), não só do CED da UFSC Florianópolis, mas, também da FAED-UDESC, como também com o Programa de Mestrado Profissional em Física (MPNEF) e Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS), ambos da UFSC.
OBJETIVO GERAL
Analisar, a luz da Pedagogia Histórico-Crítica, quais discursos têm sido enfatizados em publicações acadêmicas e qualificadas do campo educacional, a respeito das críticas feitas à integração de tecnologias digitais ao currículo escolar contidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do ensino médio, atentando-se para os interesses das concepções de currículo que estão em disputa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Historicizar os contextos de produção de produção da BNCC do ensino médio, atentando-se aos aspectos para os discursos produzidos em torno da necessidade de integração e tecnologias digitais ao currículo escolar;
- Mapear os discursos enfatizados em produções acadêmicas que tratam da integração de tecnologias digitais pela escola relacionados à BNCC do ensino médio (Base nacional comum curricular);
- Analisar de forma crítica, a luz da pedagogia histórico-crítica, os discursos mapeados em produções teóricas sobre a BNCC e que tratam da integração de tecnologias digitais, caracterizando quais os projetos de educação e concepções de currículo predominam entre os documentos oficiais;
- Contribuir com a formação inicial de professores (universitária) e a consolidação das licenciaturas como lócus de pesquisa e investigação crítica e pedagógica de temáticas que envolvam aspectos formativos relativos à integração das tecnologias ao currículo escolar;
- Fortalecer o diálogo entre a Universidade, os profissionais da Educação Básica e os gestores de políticas educacionais catarinense, no que tange ao objeto desta pesquisa.
RESULTADOS ESPERADOS
- Produção e publicação de artigos científicos em periódicos qualificados em âmbito nacional e internacional;
- Apresentação de trabalhos em eventos científicos locais, regionais e nacionais;
- Produção de capítulo de livro ou livro, contendo os resultados da investigação;
- Produção de TCC, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, envolvendo estudantes que abordem o objeto desta pesquisa;
- Divulgação das informações, dados e ações do projeto de pesquisa em plataformas digitais por meio de páginas específicas;
- Um seminário ao fim do projeto em forma de evento aberto à comunidade externa, sobretudo, aos professores da Educação Básica.
POTENCIAL DE IMPACTO DOS RESULTADOS
Inicialmente, contribuir com o processo de formação de professores da UFSC é um dos resultados de maior impacto esperados por este projeto a fim de fortalecê-lo. Nesse sentido, almeja-se contribuir com a produção e socialização de conhecimentos entre os cursos de graduação e pós-graduação da UFSC, favorecendo a construção de redes formativas e investigativas locais, a partir de maiores aproximações entre a Universidade e Escola.
Em segundo plano, almeja-se consolidar a criação de uma rede investigativa atrelada ao Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Curriculares. Em linhas gerais, pretende-se contribuir de modo relevante com a produção e socialização de novos conhecimentos para a área educacional, a partir dos resultados encontrados. Pontualmente, podemos identificar como potencialidades pontuais deste projeto:
– Promover a criação de uma rede científica de investigação, que trate da integração das tecnologias digitais em propostas curriculares a partir de perspectivas críticas;
– Aproximação das escolas da rede estadual de ensino com a Universidade, coordenadora da investigação;
– Produções científicas de impacto, na forma de publicações em periódicos científicos nacionais ou internacionais, participação em estudos de pesquisa lato e stricto sensu, bem como a apresentação em eventos científicos e publicação em livros;
– Articulação da equipe de pesquisadores com outros centros e pesquisadores externos à UFSC, nacionais e internacionais;
– Fortalecer a produção científica regional, estadual e nacional na área por meio da rede de cooperação técnico-científica entre pesquisadores, professores e alunos.
– Fomentar o debate teórico por intermédio da realização de seminários temáticos e sistemáticos relativos ao contexto educacional.
– Produzir (e divulgar) dados para subsidiar possíveis políticas públicas voltadas à integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, seja na esfera municipal, estadual ou federal;
– Estimular e promover a formação de professores e pesquisadores sensíveis às interfaces entre Currículo, Tecnologias Digitais e Pedagogia Histórico-Crítica.
– Consolidar parcerias entre a Universidade e a rede pública de ensino por meio dos núcleos de tecnologia educacional (estadual).
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.
UDESC – Universidade do Estado de Sant Catarina.
SED/SC – Secretaria de Educação de Santa Catarina (rede estadual de ensino).