Alaim Souza Neto

Possui graduação em Licenciatura em Letras, Pedagogia e Engenharia Química, especialização em Literatura Brasileira, Construção do Texto e Informática na Educação, mestrado em Educação e doutorado também em Educação, com pesquisa sobre os usos curriculares das tecnologias digitais pelos professores da educação básica. Realizou Pós-Doutorado No Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com pesquisa sobre a relações entre Currículo Escolar, Formação de Professores e as Subjetividades Docentes que implicam diferentes usos das tecnologias digitais na escola.

É líder do Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ intitulado OPC – OBSERVATÓRIO DE PRÁTICAS CURRICULARES, relacionando os campos do Currículo, Políticas Educacionais, Formação Docente e Tecnologias e Pesquisador no Grupo de Pesquisa ITINERA-Políticas Curriculares para a Educação Básica: implicações e impactos no desenvolvimento do currículo escolar nas redes públicas de ensino no Estado de Santa Catarina da UFSC.

Atua como Professor Adjunto do quadro permanente da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Ciências Exatas e Educação do Campus Blumenau, ministrando as disciplinas de Didática, Organização Escolar, e Educação, Ciência e Tecnologia nos cursos de Licenciatura para formação de professores.

Suas pesquisas e produções têm sido voltadas para a área do Currículo, Didática, Políticas educacionais, Formação Docente, Práticas Escolares e suas interfaces com as Tecnologias Digitais, sobretudo, às questões relativas às mudanças e inovações curriculares no espaço escolar a partir da inserção das tecnologias digitais.