Agenda de Reuniões

2025

Abril → 02/04 – Texto para leitura: Materialismo Histórico-dialético: contributos para a investigação em educação (Lígia Márcia Martins Martins e Tiago Nicola Lavoura).

Junho → 04/06 – Texto para leitura: Produção do conhecimento sob a perspectiva ontológico-epistemológica do materialismo histórico (Camila Azevedo Souza).

Setembro → 10/09 – Texto para leitura: A pedagogia histórico-crítica e seus fundamentos históricos, políticos e filosóficos: a urgente necessidade de curvar a vara para o lado da classe trabalhadora (Paulino José Orso).

Novembro → 12/11 – Texto para leitura: Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica: A formação do ser humano na sociedade comunista como referência para a educação contemporânea (Newton Duarte).

Dezembro → 10/12 – Texto para leitura: As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa (Lígia Márcia Martins).
Fechamento/Avaliação/Pensar o próximo ano/Confraternização.

* Os encontros do grupo acontecerão às quartas feiras, das 10h30 às 12h.


2018

Local: B-109 (Laboratório de ensino de química) – Sede Acadêmica
Horário: 14h
AGENDA
DATA TEXTO AUTOR ATA
25/04/2018 A contribuição da Sociologia da Educação para a compreensão da educação escolar.pdf  Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis Ata 1
23/05/2018
  1. As práticas currciulares na sala de aula.pdf 
  2. Curriculo e docencia- as praticas de seleção.dpf
Geovana Lunardi  Ata 2

Ata 3

06/06/2018  A educação sob a ótica da análise relacional.pdf  Michael Apple  Ata 4
20/06/2018  Para que servem escolas?   Michael Young  —
08/08/2018  Os reformadores empresarias da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola.pdf   Luis Carlos Freitas
12/09/2018  Para que serve a escola.pdf  Paulo Sibilia
10/10/2018 Teoria Crítica de Currículo em Giroux como Enfrentamento do Espaço de Reprodução na Formação Continuada de Professores.pdf Rudinei Barichello Augusti
10/10/2018  Teorias de Currículo (Pág. 19-42).pdf


 

 Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo
07/11/2018 As concepções de currículo das professoras da educ. basica e sua relação com os conhecimentos considerados importantes.pdf  Ruth Pavan
07/11/2018  Currículo e relações de gênero: entre o que se ensina e o que se aprende Marlucy Alves Paraíso
28/11/2018  Reproduzindo desigualdades na educação: alunos em escolas desiguais e a qualidade da educação.pdf Ricardo Boklis Golbspan e Luis Armando Gandin
28/11/2018 O não saber como retórica constante.pdf Geovana M. L. Mendes, Alaim Souza Neto e Carolline Septimio