Agenda de Reuniões
2025
Abril → 02/04 – Texto para leitura: Materialismo Histórico-dialético: contributos para a investigação em educação (Lígia Márcia Martins Martins e Tiago Nicola Lavoura).
Junho → 04/06 – Texto para leitura: Produção do conhecimento sob a perspectiva ontológico-epistemológica do materialismo histórico (Camila Azevedo Souza).
Setembro → 10/09 – Texto para leitura: A pedagogia histórico-crítica e seus fundamentos históricos, políticos e filosóficos: a urgente necessidade de curvar a vara para o lado da classe trabalhadora (Paulino José Orso).
Novembro → 12/11 – Texto para leitura: Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica: A formação do ser humano na sociedade comunista como referência para a educação contemporânea (Newton Duarte).
Dezembro → 10/12 – Texto para leitura: As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa (Lígia Márcia Martins).
Fechamento/Avaliação/Pensar o próximo ano/Confraternização.
* Os encontros do grupo acontecerão às quartas feiras, das 10h30 às 12h.
2018
Local: B-109 (Laboratório de ensino de química) – Sede Acadêmica Horário: 14h |
|||
AGENDA | |||
DATA | TEXTO | AUTOR | ATA |
25/04/2018 | A contribuição da Sociologia da Educação para a compreensão da educação escolar.pdf | Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis | Ata 1 |
23/05/2018 | Geovana Lunardi | Ata 2 | |
06/06/2018 | A educação sob a ótica da análise relacional.pdf | Michael Apple | Ata 4 |
20/06/2018 | Para que servem escolas? | Michael Young | — |
08/08/2018 | Os reformadores empresarias da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola.pdf | Luis Carlos Freitas | |
12/09/2018 | Para que serve a escola.pdf | Paulo Sibilia | |
10/10/2018 | Teoria Crítica de Currículo em Giroux como Enfrentamento do Espaço de Reprodução na Formação Continuada de Professores.pdf | Rudinei Barichello Augusti | |
10/10/2018 | Teorias de Currículo (Pág. 19-42).pdf
|
Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo | |
07/11/2018 | As concepções de currículo das professoras da educ. basica e sua relação com os conhecimentos considerados importantes.pdf | Ruth Pavan | |
07/11/2018 | Currículo e relações de gênero: entre o que se ensina e o que se aprende | Marlucy Alves Paraíso | |
28/11/2018 | Reproduzindo desigualdades na educação: alunos em escolas desiguais e a qualidade da educação.pdf | Ricardo Boklis Golbspan e Luis Armando Gandin | |
28/11/2018 | O não saber como retórica constante.pdf | Geovana M. L. Mendes, Alaim Souza Neto e Carolline Septimio | – |